Weby shortcut
Marca Pessoal Pablo Lisboa
Icone facebook
Icone twitter
icone instragram

Tópicos de Museologia I - Museologia Aplicada à Acervos

Por Pablo Lisboa Atualizado em 19/04/17 20:15.


Calendário Acadêmico 2017 UFG (aqui)

 1 15/03  

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (aqui)

Plano de Ensino Temático (aqui)
Plano de Ensino Padrão (aqui)

 2 22/03
ARTE, MUSEUS E ARQUIVOS DIGITAIS (aqui)

Referência Básica:
BEIGUELMAN, Giselle. "Reinventar a memória é preciso". In: Simpósio Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014, p. 8-28.


MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Considerações para uma análise histórico-crítica da catalogação de acervos artísticos In: Simpósio Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014, p. 29-40.

Referência Complementar:
BORGES, Jorge Luiz. Funes, o memorioso. 1944 [on-line] Disponível em: <http://alfredo-braga.pro.br/biblioteca/memorioso.html>. Acesso em 10 mar. 2017.

PLAZA, Julio. Arte e interatividade: auto-obra-recepção. 2000. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/cap/ars2/arteeinteratividade.pdf>. Acesso em 13 mar. 2017.

Websites:
https://archive.org/web/ 
https://www.loc.gov/ 
https://www.guggenheim.org/initiatives 
Notícia: Exposição no MAM traz ao público obras do museu Pompidou 
http://blog.geocities.institute/ 
http://www.ubu.com/ 
http://www.irational.org/donate/  
http://www.zetcom.com/en/

http://www.nydigitalsalon.org/10/

 

 3 29/03


NOVAS MEMÓRIAS: ARQUIVOS DO FUTURO (aqui)

Referência Básica: 
Simpósio Futuro Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014, p. 42-115.


STOCKER, Gerfied. Além dos arquivos (ou a internet cem anos antes da internet). In: BEIGUELMAN, Giselle; MAGALHÃES, Ana Gonçalves.  Simpósio Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014, p.42-60.

https://www.youtube.com/user/ArsElectronica 
http://www.servus.at/kontext/ARS/ars_cluster_D_1_1.pdf
http://awcplus.aec.at/  

DEKKER, Annet. Os desafios da conservação da net art: a aceitação da perda e da subjetividade. In: BEIGUELMAN, Giselle; MAGALHÃES, Ana Gonçalves.  Simpósio Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Peirópolis,2014, p. 60-72.

http://www.blasttheory.co.uk/

KUJAWSKI, Guilherme. Arquivos: uma memória tripartida. In: BEIGUELMAN, Giselle; MAGALHÃES, Ana Gonçalves.  Simpósio Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014, p. 73-80.

http://variablemediaquestionnaire.net/  
http://rhizome.org/artbase/   
http://www.kressfoundation.org/   
http://netescopio.meiac.es/    
http://archive.aec.at/    
http://eyebeam.org/projects   
http://netzspannung.org/    



 4 05/04


ENTRE O PASSADO E O FUTURO (aqui)

Referência Básica:  
PRADO, Gilbertto. Arte Digital, diálogos e processos. In: Simpósio Futuro Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014, p. 117-129.

Bienal Arte Postal http://www.bienal.org.br/publicacao.php?i=2128  
Gilbertto Prado: http://www2.eca.usp.br/cap/gilbertto/ 
  
Amoreiras: https://www.youtube.com/watch?v=hWWngFnBagc  
Encontros: https://www.youtube.com/watch?v=p3fxwwJj_oQ  


 5 12/04


O CONTRACOLECIONADOR ON-LINE: ARQUIVOS E MUSEUS PESSOAIS (aqui)

Referência Básica:
FLEISCHMANN, Monika; STRAUSS, Wolfgang. Encontrar em vez de procurar: o arquivo digital como máquina de localização. In: Simpósio Futuro Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014, p. 168-182.

http://netzspannung.org/   
http://netzspannung.org/about/mars/projects/    


 6 19/04
CURADORIA DE INFORMAÇÃO E ESTÉTICA DE BANCO DE DADOS (aqui)

Referência Básica:
PAUL, Christiane. Arquivamento de contexto: estratégias de preservação para arte na rede. In: Simpósio Futuro Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014, p. 285-293.

Pockets Full of Memories (2001) https://www.youtube.com/watch?v=BX-PCIpAasM  
Repositório de software http://runme.org/  
The World's First Collaborative Sentence http://whitney.org/Exhibitions/Artport/DouglasDavis   


 7 26/04

 

ÚLTIMA ORIENTAÇÃO PARA OS ESTUDOS DE CASO

 8 03/05 
APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS DE CASO

Aluno: Pedro dos Santos - Tema: Museus de Futebol
Aluno: Fernando Keller - Tema: Artemídia no Japão
Aluna: Thais de Souza - Tema: Arte computacional
Aluno: Lucas Resende - Tema: indefinido
Aluna: Samella Magalhães - Tema: indefinido

Aluno: Lucas Nonato - Tema: Ars Eletronica 
Aluna: Jéssica Vieira - Tema: Patrimônio Digital
Aluna: Monyque de Brito - Tema: indefinido
Aluna: Gabriela Neres - Tema: Revoltirinhas
Aluna: Laura Jardim - Tema: Artemidia no Guggenheim


 9  10/05
ARTE MIDIA E O ARQUIVO DIGITAL (aqui)

Referência Básica: 
SABA, Cosseta. Media Art and the Digital Archive. In: Preserving and Exhibiting Media Art: challenges and Perspectives. Amsterdam University Press, Amsterdam, 2013. p. 101-120.




MODELO DE ENSAIO (AQUI)

 10 17/05

SEMINÁRIO INTERNACIONAL E INTERCULTURAL DE MUSEOLOGIA (2017)


  24/05
FERIADO

 11 31/05

ESTRATÉGIAS DE DOCUMENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA (aqui)

Referência Básica: 
DEKKER, Annet. Enjoying The Gap: Comparing contemporary documentations strategies. In: Preserving and Exhibiting Media Art: challenges and Perspectives. Amsterdam University Press, Amsterdam, 2013. p. 149-169.






 12 07/06
ARQUIVO E ARTE CONTEMPORÂNEA (aqui)

Referência Básica: 
WIJERS, Gaby. Obsolete Equipmente: Ethics and Practices of Media Art Conservation. In: Preserving and Exhibiting Media Art: challenges and Perspectives. Amsterdam University Press, Amsterdam, 2013. p. 235-252.



 13 14/06

DOCUMENTAÇÃO DE MÍDIAS INSTÁVEIS (aqui)

Referência Básica: 
ALTENA, Arie. Developing, Presenting, and Documenting Unstable Media at V2_ In: Preserving and Exhibiting Media Art: challenges and Perspectives. Amsterdam University Press, Amsterdam, 2013. p. 352-361.




 14 21/06

ESTRATÉGIAS DE EXIBIÇÃO: ACESSO, REUTILIZAÇÃO E EXIBIÇÃO (aqui)

Referência Básica: 
BISERNA, Elena. Site-specific Exhibition and Reexhibition Strategies: Mas Neuhaus's Times Square. In: Preserving and Exhibiting Media Art: challenges and Perspectives. Amsterdam University Press, Amsterdam, 2013. p. 370-375.




 15 28/06

ENTREGA DOS ENSAIOS


 16 05/07
DEVOLUÇÃO DOS ENSAIOS

 17 12/07
(Aula Reserva)

Listar Todas Voltar